Notificações no
VIAWEB Mobile
Se você não está recebendo notificações dos seus alarmes no aplicativo VIAWEB Mobile verifique os seguintes pontos.
(1)
Verifique se a Licença Plus está vigente para o alarme. Receber notificações é uma facilidade da Licença Plus.
Quer saber como comprar a Licença Plus? Clique no link abaixo.
(2)
Use o aplicativo VIAWEB Mobile todos os dias. Ou pelo menos abra o aplicativo todos os dias. Essa conduta mostra
para o sistema do seu Smartphone que o aplicativo é importante e utilizado regularmente. Do contrário o sistema
do Smartphone automaticamente deixa de "gastar recursos" com o aplicativo, incluindo o tratamento de notificações.
Importante: esta é uma característica dos sitemas dos Smartphones. Não há configurações a fazer no aplicativo
para evitar o bloqueio automático de notificações.
(3)
Verifique no seu aplicativo se as notificações estão sendo tratadas com prioridade.
Selecione o alarme para o qual deseja verificar a prioridade das notificações.
Selecione a opção "Diagnóstico".
Verifique a informação sobre a prioridade. O desejado é que as notificações estejam sendo tratadas com "prioridade alta".
(4)
Quer entender mais em detalhes?
Veja o esclarecimento a seguir.
Observações: as tecnologias evoluem constantemente. O esclarecimento a seguir
corresponde às informações disponíveis à época na qual foi elaborado.
Nos sistemas Android, as notificações possuem dois níveis de prioridade:
Alta Prioridade – A notificação chega imediatamente, acende a tela do celular e emite
som, mesmo ele estando fora do carregador e com a tela bloqueada.
Prioridade normal – Se o aparelho estiver no carregador ou com a tela desbloqueada,
ele chega imediatamente, acende a tela e emite som. Se o celular estiver fora do
carregador e com a tela bloqueada, a notificação pode demorar a chegar e ao chegar não
irá acender a tela, nem gerar som.
Todas as notificações geradas pelos nossos aplicativos VIAWEB mobile e Alarmenet.com
são configuradas como Alta Prioridade.
Isso significa que as notificações sempre chegam imediatamente, correto? Nem sempre.
O Android 9 (PIE, API nível 28) introduz um novo recurso de gerenciamento de bateria, o
“App Standby Buckets”.
O App Standby Buckets é uma classificação de economia de energia que é atribuída
automaticamente para cada aplicativo.
Cada fabricante de celular pode definir critérios próprios de atribuição do Bucket
dos apps. Alguns fabricantes, para poder fornecer aparelhos mais baratos e que
prometem longa duração de bateria ou para manter a autonomia da bateria em seus
aparelhos, reduzindo custos, acabam criando regras muito restritas para os aplicativos. O
fabricante do aparelho é quem decide como fazer para detectar se um aplicativo é muito
ou pouco usado e também em qual modo de economia de bateria o aplicativo será
classificado.
Essa classificação de escolha do Bucket (modo de economia) do aplicativo é automática e
não é possível “forçar” um modo para qualquer aplicativo instalado.
Dependendo do “App Standby Bucket” (modo de economia) pode haver restrição ou até
bloqueio do uso do aplicativo, incluindo o recebimento de notificações.
Os modos de economia possíveis são:
• Grupo de Trabalho: Nesse Bucket não ha restrições.
• Frequente: Somente permite 10 notificações de alta prioridade por dia.
• Raro: Somente permite 5 notificações de alta prioridade por dia.
• Restrito: As notificações são descartadas pelo sistema operacional.
Logo, se o aparelho celular decidir que o aplicativo VIAWEB Mobile é de uso Raro,
ele somente irá permitir 5 notificações com prioridade alta por dia. Se o alarme enviar
mais que isso, as próximas notificações serão tratadas como de prioridade normal, não
irão acender a tela ou gerar som e poderão ser entregues com atraso.
Para que todas as notificações sempre venham imediatamente, é preciso que o
app se encontre no “App Standby Bucket” chamado “Grupo de Trabalho”.
Para saber se seu celular está segurando as notificações para economizar energia,
implementamos um indicador, a partir da versão 3.3.8 do VIAWEB mobile (versão 1.3.8 do
Alarmenet.com). Dentro do alarme, vá em “Diagnóstico”. Lá haverá um “box” chamado
“Restrição do Aplicativo”. A mensagem correta deve ser “Notificações chegando com
prioridade alta”.
Ele também mostra em quais Buckets o aplicativo foi classificado nas últimas 24
horas (sim, a classificação é dinâmica e pode mudar a qualquer momento). O correto é
que o “App Standby Bucket” varie de “Grupo de Trabalho” até “Ativo”. Qualquer coisa
diferente disso poderá gerar atraso nas notificações.
Alguns fabricantes mantem internamente listas de aplicativos “famosos” (como
Whatsapp, Facebook, etc). Esses aplicativos são tratados de forma especial e raramente
ficam em Buckets restritivos. Portanto o mesmo celular pode receber notificações
normalmente desses aplicativos, mas restringir o VIAWEB mobile, mesmo que o usuário
utilize mais o VIAWEB mobile.
Digamos que o VIAWEB mobile está em um modo de economia que está
atrasando as notificações, como fazer para que o app passe a ser considerado do Grupo
de Trabalho?
Não existe uma configuração para isso, mas há recomendações que irão fazer
seu celular entender que você usa efetivamente o aplicativo e precisa das notificações em
alta prioridade. São elas:
1 – Antes de adquirir um celular verifique o site https://dontkillmyapp.com e escolha
marcas que respeitam como os clientes desejam usar seus dispositivos.
2 – Sempre que receber uma ou mais notificações do VIAWEB mobile, toque nelas para
abrir o VIAWEB mobile. Interagir com a notificação irá fazer o aparelho entender que ela é
importante para você.
3 – Evite descartar as notificações na tela de bloqueio sem vê-las. Cada vez que uma
notificação é descartada o Android aprende que ela não é importante.
4 – Abra o aplicativo ao menos uma vez ao dia. Para mostrar ao Android que é um
aplicativo em uso.
5 – Remova restrições adicionais de economia do celular, por exemplo, no Xiaomi, ative o
reinício automático, no Samsung, retire restrições em segundo plano.
Mesmo com essas práticas, pode levar alguns dias até que o aparelho decida
trocar o modo do aplicativo. Ou até mesmo pode ser que a restrição do fabricante seja tão
grande que ele fixe a classificação restrita permanentemente.
Uma solução seria verificar qual o menor “App Standby Bucket” que o aplicativo
está sendo colocado (acessando a tela Diagnósticos do VIAWEB mobile) e em seguida
configurar o alarme para enviar somente as notificações importantes, limitando o número
de notificações àquelas permitidas. Se o app varia de Raro até Ativo, as 5 primeiras
notificações serão entregues normalmente. Se o app varia de Frequente a Ativo, é
possível receber 10 notificações antes do celular passar a atrasá-las.